17 anos sem O Trovador Solitário



Há 17 anos atrás em 11/10/1996 Renato Manfredini Júnior falecia, deixando a sua Legião Urbana orfã. E mesmo após de passados 17 anos de sua morte suas letras ainda emocionam, encorajam e mudam as pessoas.
É extremamente difícil para mim tentar escrever sobre o Renato, que é meu maior ídolo, meu melhor amigo e a minha utopia. É meio impossível tentar aplicar nas palavras toda a emoção que a música do Renato me faz sentir, toda a admiração e amor que eu tenho por ele.
Costumo dizer que o Legião Urbana é a minha banda favorita de todos os tempos. Eu gosto de várias outras bandas, mas só e apenas o Legião tem esse poder todo sob mim. Por isso não consigo apenas dizer que é a minha banda favorita, por que é mais que isso, é bem mais que isso.
Tenho apenas 17 anos, não cheguei a ver o Renato vivo. Conheci o Legião aos 9 anos através da minha irmã mais velha, que inclusive faz aniversário hoje, no mesmo dia de aniversário da morte do Renato. Aos 10 anos eu já era fã, louca mesmo por Legião, sonhava em ir a um show, em ficar rouca de tanto gritar "Legiãaaao, eu te amoo" ou "uhu é légião", pois é, eu não sabia que o Renato tinha morrido, fui descobrir esse detalhe absurdamente doloroso aos 11 e não sei ao certo mas talvez tenha sido a minha primeira grande desilusão.
As palavras do Renato, a voz dele faz tudo aqui dentro de mim ficar bem. Têm o poder de me concertar quando tudo está errado. Sabe quando músicas contam mais sobre você do que você própria consegue contar? É assim entre mim e o Legião, e o Renato. Ele escrevia com a alma, por isso mesmo hoje, depois de 17 anos tudo ainda é tão atual. Ele tinha um dom, ele emocionava as pessoas, ele consegue tocar o coração da gente. O Renato lia as emoções sucumbidas e escondidas nas pessoas e as transformavam em música.
Queria ter nascido nos anos 80, queria ter acompanhado a carreira do Renato, queria ter podido ir a um show. Às vezes me dá uma raiva tremenda do Renato, o cara que falava exaustivamente nos shows para os fãs usarem camisinha não seguiu o próprio conselho e acabou morrendo por estupidez. Mas ele era assim mesmo, nunca conseguia seguir os próprios conselhos, era mandão, teimoso, e sempre queria tudo do jeito dele. Com o Renato era 8 ou 80, tudo ou nada. Um dos maiores sonhos do Renato era mudar o mundo, e ele não conseguiu. Mas ele conseguiu mudar muita gente, conseguiu e consegue passar emoção em para alguns milhares de pessoas. Renato não mudou o sistema, mas conseguiu ao menos mudar a ótica de algumas pessoas. E se eu acreditasse em vida após a morte com certeza teria a plena certeza de que de onde ele estiver estaria feliz em ver a sua geração coca-cola, a sua Legião Urbana.

Renato Manfredini Júnior, o cara das manias mais estranhas. Da voz mais perfeita. Do sorriso mais inocente e honesto. Das letras mais fodas. Um dos maiores poetas da música brasileira, O Maior de todos para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário